top of page

Algumas questões:

 

  • Qual o impacto das redes na aprendizagem?

  • Como ensinar os alunos a pensar de forma crítica de modo a selecionarem a informação relevante necessária à aprendizagem?

  • Como ajudar os "nativos digitais" na construção do conhecimento?

  • Será que a Internet pode substituir o professor?

Nesta entrevista, Siemens refere que uma das vantagens da Internet é a participação em experiências multidimensionais e colaborativamente ricas. Hoje o conhecimento, diz Siemens, é mais fragmentado do que antes mas atualmente existem mais configurações possíveis desse mesmo conhecimento.

O que trouxe de novo o Conectivismo?

 

a) Esta perspetiva teórica adequa o conceito e a experiência de aprendizagem à era digital, tecnológica e conectada a um contexto em que o conhecimento flui no tempo e no espaço, dissemina-se em redes que praticamente se gerem autonomamente, consistindo a aprendizagem na capacidade de construir e circular nessas redes (Mota, 2009).

 

b) Ao lermos de maneira mais veloz, horizontal, interativa e com satisfação imediata, a tecnologia digital está a reprogramar as nossas mentes. Fala-se de neuroplasticidade, a capacidade que o nosso cérebro tem de se reestruturar, visto que as ferramentas que usamos definem e moldam o nosso modo de pensar. Esta plasticidade confere ao cérebro a capacidade de estar constantemente a reorganizar-se  de acordo com os vários estímulos recebidos.

Amélia Albuquerque Tavares

bottom of page